segunda-feira, 21 de abril de 2014

Juriti- gemedeira

Juriti-gemedeira (Leptotila rufaxilla)


Seu nome origina-se do som que emite “pu pu”, facilmente ouvido no interior das matas, porém dificilmente observada, pois fica camuflada entre os galhos. Foi muito emocionante conseguir essas imagens, que aconteceu por acaso no final de tarde desse domingo, já tinha lido sobre o azulado ao redor do olho, mas está tem um tom ferrugem ao redor do seu olho, inconfundível com suas asas sem as marcas pretas de outras espécies! 

Segundo Wiki Aves essa juriti diferencia-se " da L. verreauxi por ter a fronte esbranquiçada, também tendo nuca e peito levemente rosados. A ausência da coloração azulada nas regiões da nca e costas são um dos principais fatores para distinguir esta espécie de L. verreauxi. Outra forma de identificação é pelo canto, tomando por base o fato de que os intervalos entre os cantos destas espécies são distintos, estando o intervalo de L. verreauxi em torno de 9 ou 10 (“pu pu”) e o de L. rufaxilla em torno de 5 segundos (vocalizando “pu”). " (site: http://www.wikiaves.com.br/juriti-gemedeira)



Família: Columbidae
Comprimento: 28 cm
Plumagem: O dorso é de tons de marrom, peito mais claro, cabeça cinza, a fêmea tem tons mais claros.
Alimentação:  são granívoros, pois a base de sua alimentação é sementes de plantas ou grãos.
Reprodução: Constrói um ninho frágil com gravetos, no chão ou em arbustos. Alimenta os filhotes com uma secreção do papo semelhante ao leite.

Ocorrência: Habita capoeiras, interior e bordas de matas.
Agradecemos a participação pelos comentários, da identificação desta ave como juriti-gemedeira.

Um comentário:

  1. Acredito que seja a "gemedeira", Leptotila rufaxilla, devido às cores mais fortes.

    ResponderExcluir