sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Aves de Ibiúna - SP

Essa postagem dedico à minha neta Isabella que mora em Ibiúna. As aves aqui postadas foram fotografadas na região de Ibiúna, na Chácara São João Batista no bairro Verava, onde tem muita área verde, e resquícios da Mata Atlântica. Há muitas outras aves, porém vou comentar apenas as que foram fotografadas, entre os anos de 2013, 2014, 2015 e 2016.

Asa-Branca


Nome comum: Asa-branca
Nome científico: Columba picazuro
Família: Columbidae
Comprimento: 35 cm  
Essa pomba é bem grande, ela fica muito tempo nos galhos das árvores mais altas. É considerada a maior pomba brasileira, com 35 cm de comprimento.Ela prefere áreas mais abertas, como os campos e clareiras. Alimentam-se de sementes e pequenos frutos. Lembra da música Asa-Branca de Luiz Gonzaga sobre a seca no sertão? Pois é, segundo a crença dos nordestinos a  chegada e partida dessa pomba na caatinga marca o inicio e final da estação de chuvas. 

Os casais preparam ninhos . O ninho é construído na parte baixa das árvores ou capões com apenas um ovo.  Esse pombão já chegou no sul, principalmente  devido ao desmatamento.
 







João-de-barro

Nome comum: João-de-barro
Nome científico: Furnarius rufus
Família: Furnariidae
Comprimento: 18 cm


Quem não conhece o ninho do pássaro joão-de-barro? Ele é chamado de pássaro oleiro, pois faz seu ninho de barro! Podemos ver seu ninho  em árvores ou postes de eletricidade. Em cada temporada faz um ninho novo, e o velho acaba sendo usado por outros pássaros. Mas também  pode usar um ninho destruido, reparando-o, construindo por cima, ou ao lado.





 Beija-flor-do-papo-branco

Nome comum:  Beija-flor-do-papo-branco
Nome científico: Leucochloris albicollis
Família: Trochilidae
Comprimento: 10 cm

Esse pequeno beija-flor possui o papo branco. Adora visitar árvores floridas para coletar o pólen das flores, mas também captura insetos em voo.









 Pica-pau-do-campo

Nome comum: Pica-pau-do-campo
Nome científico: Colaptes campestris
Família: Picidae
Comprimento: 30 cm

Esse pica-pau não fica só nas árvores, ele também fica na grama procurando insetos, formigas e cupins. Faz ninhos nos troncos de árvores. É rajado de marrom e creme nas asas, topo da cabeça é escuro com lados da face e pescoço, amarelos com garganta negra.  O macho possui uma faixa vermelha em cada lado da cabeça, na fêmea a faixa é negra.




 Pica-pau-de-banda-branca
 
Nome comum:    Pica-pau-de banda-branca
Nome científico: Dryocopus lineatus 
Família: Picidae
Tamanho: 35 cm






 Esse pica-pau é conhecido como pica-pau-de-topete-vermelho. Ele possui o peito estriado, seu topete é vermelho, asas pretas, faixa branca do bico as laterais do peito. Alimenta-se de insetos, como brocas de madeira, larvas, formigas e frutas. Bate na madeira a procura de brocas, retira as larvas com a comprida língua pegajosa. O macho prepara o ninho escavando um buraco na árvore. A fêmea poe 2 ou 3 ovos, os filhotes são cuidados pelo macho também.



 Periquitão-maracanã

Nome comum: Periquitão-maracanã, aratinga-de-bando e maritaca
Nome Científico: Psittacara leucophthalmus
Família: Psittacidae
Comprimento: 32 cm
 
Essa maritaca parece um papagaio pequeno. O periquitão-maracanã é verde com algumas penas vermelhas próximas a cabeça e na borda das asas. Possui  branco ao redor do olho. O bico é claro e os pés são cinzas. Aparecem em bandos pela mata fazendo alarido. Pousam no alto das árvores, principalmente as que tem frutos. Fazem ninhos  em ocos de árvores e em locais camuflados nas construções humanas. Eles  costumam roer fios de luz causando curto-circuitos.



                                             Sanhaço-cinzento

Nome comum: Sanhaço-cinzento
Nome científico: Thraupis sayaca sayaca
Família: Thraupidae
Comprimento: 16 cm

Esse sanhaço é comum, gosta de frequentar pomares com árvores frutíferas, mas também gosta de comer insetos. É um pássaro adaptado a ambientes urbanos com arborização. Seu corpo é azul cinzento com asas mais escuras. Seu ninho tem forma de cesto, nele põe 2 ovos, os filhotes são alimentados pelo casal em torno de 20 dias.








 Pica-pau-verde-barrado

Nome comum:    Pica-pau-verde-barrado
Nome científico: Colaptes melanochloros
Família: Picidae
Tamanho: 28 cm




Esse pica-pau possui a cor esverdeada com pintas escuras no peito e dorso. O topo da cabeça é vermelho na parte de trás e preto em frente a cabeça. As faces são claras. Alimenta-se de formigas, larvas, cupins e frutos. Constroi ninho nos ocos das árvores. Dois a 4 ovos são incubados pelo casal. Esse da foto foi avistado devido ao seu canto alto no alto de uma árvore numa manhã ensolarada.





 Tico-tico

Nome comum:   Tico-tico
Nome científico: Zonotrichia capensis
Família: Passerellidae

Tamanho: 15 cm


Essa pequena ave é muito comum,  encontrada  facilmente nas cidades.  Na época da reprodução formam casais em que o macho protege   a companheira. O ninho é feito no chão ou próximo ao chão, em árvores ou arbustos baixos. 




 Bem-te-vi
Nome comum:   Bem-te-vi
Nome científico:  Pitangus sulphuratus
 Família:   Tyrannidae
Tamanho: entre 20 a 25 cm








Esse pássaro tão conhecido pelo seu canto tem o  peito e abdomen amarelos. A garganta é branca com uma faixa preta sobre o olho. A parte de cima da cabeça é preta, ai esconde-se um topete amarelo. Alimenta-se de insetos, frutas e brotos.


Alma-de-gato
Nome comum: Alma-de-gato
Nome Científico: Piaya cayana
Família: Cuculidae
Comprimento: 40 a 50 cm
Essa ave salta pelos galhos das árvores com sua enorme cauda, lembrando um esquilo, seu piado lembra o miado de gato, por isso o seu nomeSua iris vermelha se destaca. A parte dorsal do corpo é de um vermelho alaranjado escuro, o peito é cinzento. As  pontas das penas da cauda são claras. A íris é avermelhada e o bico  amarelado. Alimenta-se de Insetos, lagartas, frutos e ovos de outras aves. Os ovos são incubados alternadamente pelo casal por 14 dias. 





Suiriri
Nome Comum: Suiriri

Nome Científico: Tyrannus melancholicus

Família: Tyrannidae

Comprimento: 21 cm
Uma característica marcante do suiriri é o peito amarelado, com dorso e asas cinzentas.  Captura insetos em pleno voo a partir de um puleiro alto. Alimenta-se também de frutas. Pode ser encontrado solitário ou em casais.




2 comentários:

  1. Parabéns pelo maravilhoso trabalho! A Isabella amou vó Vera, vai usar as informações no trabalho de escola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, só reuni o que já tinha publicado antes, mas foi muito bom ter reunido o material, só faltou o belíssimo surucuá-de-peito-amarelo que não achei fotos!!! Fica para a próxima!bjs

      Excluir