quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

PARDAL

PARDAL
Nome Científico: Passer domesticus
Família: Passeridae
15 cm

 Casal fotografado no litoral catarinense, verão,  no final da tarde


Ave cosmopolita, originária do Oriente Médio. Chegou à América por volta de 1850, mas no Brasil os registros de sua disseminação é de 1903 no Rio de Janeiro.

 Plumagem: Machos e fêmeas diferem de cores (dimorfismo sexual), porém o macho  muda de cor conforme a estação do ano. Durante o outono a plumagem é mais discreta, com cor preta no loro, porém mais apagada  na garganta. Na primavera apresenta tons mais chamativos,  cor cinzenta na fronte e região do píleo (parte superior da cabeça), cor preta na garganta (em forma de gravata) e  no loro, marrom rajado de preto nas asas e região dorsal  e cinza mais claro ou branco no rosto, peito e abdômen.
 As fêmeas e jovens apresentam cores cinzentas. No píleo apresentam cor acinzentada, marrom no loro, fronte e bochechas e  uma lista supraciliar mais clara. A  região dorsal é semelhante a dos machos., marrom rajada de preto. As rêmiges, como os machos, tem cor preta no centro e pontas em tons queimados.
Alimentação:  Alimenta-se de frutos, sementes, insetos e restos de alimentos que encontram pelo chão. Frequentam comedouros com sementes e quirera de milho.
Reprodução: Ovos cinzentos manchados.
Postura de 4 ovos incubado durante 12 dias pelo casal.  Abandonam o ninho depois de 10 dias, mas ainda costumam dormir nele por algum tempo. Ninhos são feitos de capim ou fibras  feitos longe do solo em árvores, postes, telhados, etc..

Ocorrência: Ocorre em todo o território brasileiro, especialmente aqueles com ocupação humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário