sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Tico-tico

Tico-tico
Nome Científico: Zonotrichia capensis
Família: Passerellidae

Uma das aves mais comuns do Brasil, às vezes confundido com o pardal,  o tico-tico é encontrado dentro da mata, na borda, nas estradas, em locais abertos, nos gramados e em centros urbanos. Cisca no chão a procura de alimentos, como insetos, grãos e frutos. O ninho é feito no chão, em arbustos baixos ou em ocos de árvores. Muitas vezes sofrem o parasitismo do chopim, que põem seus ovos nos ninhos do tico-tico, deixando a fêmea deste alimentá-los. Ele mede em torno de 15 cm, possui um bico forte. Sua plumagem é rajada de marrom, preto e cinza. No pescoço possui uma faixa avermelhada. O macho possui um topete no alto da cabeça. 

 Tico-tico sobre as flores da belíssima árvore espatódea








Espatódea
Sphatodea campanulata
Família Bignoniaceae

Essa árvore também é conhecida como tulipeira ou bisnagueira, esse último nome devido ao formato do fruto que contém água e é usado nas brincadeiras de criança para esguinchá-la.

 Essa árvore atrai aves, beija-flores e insetos, mas é considerada tóxica. Suas flores alaranjadas em forma de campânulas são muito vistosas. Essa árvore com características ornamental é exótica, de origem africana, tem crescimento rápido, mas não resiste ao frio.

Ibiúna - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário