segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Periquitão-maracanã


Nome: Periquitão-maracanã, aratinga-de-bando e maritaca
Nome Científico: Psittacara leucophthalmus
Família: Psittacidae
Local: Ibiúna - SP

                                            

Diversas espécies da família dos psitacídeos, semelhantes a papagaios menores, são chamados genericamente de maritacas aqui nesta região de Ibiúna. 
Plumagem: O periquitão-maracanã tem plumagem verde, possui algumas penas vermelhas próximas a cabeça e na borda das asas. Uma das características é o branco ao redor do olho. O bico é claro e os pés são cinzas. 
Comprimento: 32 cm. 
De manhã e a tardinha aparecem em bandos pela floresta fazendo grande alarido. Pousam no alto das árvores, principalmente as que tem frutos.
Alimentação: frutos e sementes.

Reprodução: Ninhos adaptados em ocos de árvores, mas também em locais camuflados nas construções humanas, podendo causar estragos pois costumam roer fios de luz, causando curto-circuitos.



Aves muito atentas, percebem quando estão sendo observadas.



 Observação: Encontrei no Portal do Professor o projeto "PERIQUITO, MARITACA E PAPAGAIO: SUAS SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS" direcionado à Educação Infantil relacionado ao tema "Seres Vivos" com o objetivo de diferenciar essas espécies, valorizando as aves e o ecossistema. O projeto finaliza com uma apresentação teatral. 

Confira: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18791 


Nenhum comentário:

Postar um comentário