terça-feira, 2 de outubro de 2018

São Francisco de Assis

São Francisco de Assis, dia 04 de outubro

Independente de religião, São Francisco, patrono da Itália,  é um santo que encanta a todos os ecologistas e amantes da natureza, pois é considerado também patrono dos animais e do meio ambiente.
  
Quem foi esse santo que trouxe a renovação da igreja católica num momento em que a Inquisição condenava à fogueira os indivíduos que pensavam contrários aos padrões citados pela instituição maior?
Como São Francisco e sua ordem escaparam da fogueira e se tornaram símbolo do catolicismo mundial?

Vários movimentos como o de São Francisco, pregando a pobreza surgiram antes do seu nascimento e todos foram massacrados, porém São Francisco conseguiu a autorização do próprio Papa para poder valer a sua Ordem e isso é uma longa história.
Acrílico sobre tela representando São Francisco em harmonia com os animais.

São Francisco viveu na região italiana da Umbria, na cidade de Assis no século XII. Época em que a  igreja vivia no luxo e na ostentação. O celibato não era obedecido, pois até os papas tinham mulheres e filhos.  A Igreja tentava a todo custo manter o equilíbrio da hierarquia eclesial, massacrando os movimentos renovadores, através da Inquisição. Nessa época, em 1.182 nasceu João, mais tarde conhecido como o pobrezinho de Assis, filho de emergentes burgueses mercadores de tecido. Viveu uma vida de luxo até ser tocado pelo exemplo de Jesus. Na Guerra de sua cidade contra Perugia, aos 19 anos de idade, lutou como cavaleiro, e foi preso por um ano. No cárcere adquiriu uma nova consciência que o levou a buscar novos rumos para sua vida. Nas suas reflexões foi tocado pelo exemplo de Jesus, pelo seu amor aos mais pobres e sofridos. No oratório de São Damião  Francisco ouviu o chamado de Deus para “arrumar” a casa divina.  Os pontos fundamentais eram a pobreza suportada com alegria e a comunhão com todas as coisas criadas. Converteu-se entregando-se a pobreza com alegria e em comunhão com todas as coisas criadas por Deus. Pedinte, chegou a ser confundido com um mendigo, mas sua fé e coragem fizeram com que despontasse como um líder espiritual. Atraiu para si seguidores e teve a coragem de fundar uma nova ordem, mas sob a proteção da igreja dominante. Reuniu seus fiéis na igreja de Porciúncula e ali recolheu a nobre Clara Offreduzzi como abadessa do ramo feminino da ordem franciscana, denominadas Clarissas. Sua humildade, tolerância aos abusos da Igreja e obediência absoluta a esta instituição favoreceu para que sua Ordem fosse aceita pelo Papa. As regras da Ordem pregavam uma radical volta aos princípios do evangelho contra as injustiças sociais buscando como ideal viver a vida a exemplo de Jesus. Chamou sua irmandade de Ordem dos Frades Menores. Os desfavorecidos tão esquecidos pela sociedade foram por ele enaltecidos “Quem trata mal a um pobre injuria a Cristo”, essa máxima de S. Francisco trouxe à tona uma nova visão da mensagem da Caridade. A irmandade vestia-se de uma simples bata de tecido áspero com uma corda na cintura e pés descalços, ou toscas sandálias, faziam jejuns frequentes e pediam esmolas. Sua Ordem atraiu muitos seguidores e esse engajamento favoreceu o surgimento das missões franciscanas com o intuito de praticar a caridade além das fronteiras de Assis, chegando à Alemanha, França e Espanha.

Sua ordem cresceu tanto que a Igreja Católica achou por bem torná-la mais flexível, para melhor poder controlá-la, contra a vontade de São Francisco. Seu amigo cardeal Ugolino de Seni, escreveu a segunda regra diminuindo a rigidez da ordem, pois já contavam com milhares de irmãos aliados, aumentando assim a parte burocrática. São Francisco, se demite do cargo de Ministro Geral da Ordem, desgostoso com as pressões que sofria. Em 1224 após 40 dias de jejum recebeu os estigmas, as feridas de Cristo no seu corpo. Morreu aos 45 anos no dia 3 de outubro de 1226, entoando o salmo 142, na igreja de Porciúncula.

São Francisco pregou o amor a todas as criaturas da terra, pois todos são criaturas vindas de Deus e merecem respeito, por isso ficou conhecido como o santo padroeiro dos animais e do meio ambiente.
São Francisco com seus "irmãos", acrílico sobre tela.

Bibliografia: Revista "Aventuras na História" - São Francisco de Assis de playboy a santo. p 32 a 41. Abril - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário