segunda-feira, 2 de julho de 2018

Gato Maracajá


Nome científico:  Leopardus wiedii
Família: Felidae


Na manhã do dia 28 de junho encontramos na estrada asfaltada do interior de Ana Rech, Santa Bárbara, um felino atropelado, o estudante Vicente que estava comigo me alertou tratar-se de uma oncinha, paramos o carro e fomos até o local. 
Triste...ele deve ter sido atropelado no momento em que dava um salto para apanhar uma presa, pois há um barranco à esquerda com mata.
Entramos em contato com o biólogo Fábio Moura da Costa do Museu de Ciências Naturais da UCS, que se interessou pelo animal, para estudo e taxidermia. Na volta da escola o resgamos para entregar ao Museu, felizmente antes que um gavião carrapateiro o devorasse. 
Este felino pequeno, de hábitos noturnos pode chegar  até 5 kg, de 30 a 48 cm de comprimento. É nativo da América Central e do Sul, ocorrendo em vários biomas, Mata Atlântica, pampa, pantanal, cerrado e Amazônia.
Alimentação: carnívoro, mamíferos, aves, répteis, insetos e frutos. Salta distâncias grandes, possui garras longas, caminha pelos galhos das árvores com facilidade, onde caça suas presas, tem a habilidade de imitar alguns animais para atraí-los e devorá-los.
Uma característica marcante, é a cauda longa e as rosetas na pelagem, seus  olhos são grandes.

Reprodução: Gestação de 81 a 84 dias, pode viver até 13 anos.

Segundo o ICMBio é classificado como vulnerável (VU) à extinção, seu maior predador é o homem, que destrói, ou fragmenta seu habitat e o caça para comercializar sua pele.

Fotos:
provavelmente foi atropelado de madrugada, pois é um animal noturno




O removemos para a beira da estrada



 O gavião-carrapateiro perdeu a caça





Nenhum comentário:

Postar um comentário