domingo, 20 de maio de 2018

Caneleiro-preto


Esses registros fotográficos são de uma situação inusitada. Um filhotinho de pássaro foi salvo da boca do  gatinho Mimi, estava vivo, porém machucado. Colocamos a vítima numa caixinha e o alimentamos por meio de uma seringa com farinha milho e água. No dia seguinte estava melhor, conseguimos uma gaiola  emprestada e o colocamos  no sol, com o intuito de soltá-lo quando estivesse bem recuperado. No final da manhã ouvimos seu canto alto e repetitivo.
Comentamos que o canto do filhote de pinguim é reconhecido pela mãe mesmo numa colônia de milhares, nos lembramos do documentário A Marcha dos Pinguins, será que com as aves é a mesma coisa? Não deu pra refletir muito sobre isso, pois logo avistamos uma ave muito diferente da que conhecemos pousando nervosamente de um lado ao outro da gaiola.





Tentei identificá-la, mas cheguei a conclusão que era a primeira vez que a via.  A ave adulta pousava nas laterais da gaiola, insistindo em chegar perto apesar de nossa presença, enquanto o filhote continuava piando alto,  a plumagem era semelhante ao macho da choca-da-mata, corpo cinza com  o boné escuro na cabeça e pintas claras na parte inferior da ponta das asas da cauda, porém, a ave era maior e mais delgada. A situação ficou tão crítica que com cuidado cheguei até a gaiola e soltei o filhote, que correu para o mato com o adulto junto, pensei tratar-se de sua mãe. Foi no final do ano passado. De lá pra cá tenho pesquisado para poder identificá-la. Pesquisei em guias de aves da região e  na lista de aves identificada no município de Caxias do Sul - Taxéus  (https://www.taxeus.com.br/listamunicipio/rs/caxias-do-sul/aves), mas não a encontrei.

Consegui a identificação com Fábio Costa, da Zoologia do Museu de Ciências Naturais da UCS, a quem sou muito agradecida,  é o caneleiro-preto.

O caneleiro-preto pertence a família Tityridae. Seu nome cientifico refere-se ao seu bico robusto e a asa pintalgada. São 8 subespécies. A do sul do Brasil é o Pachyramphus polychopterus spixii.

Apresenta dimorfismo sexual, a coloração do macho é meio acinzentada, o alto da cabeça é escuro e o ventre é mais claro. A fêmea é parda, verde-olivácia com pintas claras nas asas. As fotos são do macho.

Comprimento: 14 e 15,5 cm.
Os dados foram pesquisados no wiki aves (http://www.wikiaves.com.br/caneleiro-preto) .


Local: Santa Bárbara de Ana Rech, Caxias do Sul, RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário