segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Coruja-buraqueira

Essa espécie, com hábitos diurnos e crepusculares, são encontradas no litoral, campos, planícies e restingas. Seu nome é devido ao hábito de cavar buracos no solo, para refúgio e ninhos. 
Seus grandes olhos amarelos são marcantes, dispostos num mesmo plano, por isso possuem a capacidade de girar o pescoço 270º e visualizar em três dimensões, altura, largura e profundidade. Audição e visão privilegiadas facilitam a caça. As imaturas são gorduchas e descabeladas com plumagem em cores claras.  
As fêmeas adultas são mais escuras e menores do que os machos. 

Comprimento: 23 cm
Alimentação: Ave predadora, suas presas dependem da estação, por isso é chamada generalista, alimenta-se de roedores, répteis, insetos, morcegos etc...
Reprodução: Entre março e abril faz ninhos em buracos já existentes, ou cavam com os pés e bicos, que são forrados com capim seco, podendo ter até  3m de profundidade. De 6 a 11 ovos são chocados por 28 a 30 dias pela fêmea que é alimentada pelo macho. Este cuida dos filhotes também, protegendo-os de invasores como cachorros e gatos, através de gritos de alerta e ataques em voo. 









Essas fotos foram tiradas no início da manhã na Praia Balneário do Arroio Silva na segunda-feira de carnaval. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário