quinta-feira, 4 de maio de 2017

Quero-quero


Quero-quero, tetéu, xexéu
Nome científico: Vanellus chilensis
Ordem: Charadriiformes
Família: Charadriidae
 




Essa ave é muito especial, conhecida como sentinela dos pampas, pois faz muito alarde quando intrusos se aproximam. Passa muito tempo no chão, apesar de ser uma ave voadora não a vemos em poleiros nos galhos de árvores. Solitária, aos pares ou em grupo, são  encontradas em toda a América. Suas populações não estão em perigo de extinção,  adaptam-se bem aos centros urbanos, está classificada como espécie em condição pouco preocupante.



Possui em torno de 36 cm. Fêmea e macho são semelhantes. Possuem um fino penacho na nuca.  Ostentam esporões no ângulo das asas, sua arma de defesa. Possui plumagem negra no peito, cinza no topo e laterais da cabeça, com plumagem negra na garganta e abdomen branco. Uma característica marcante é seu olho com íris vermelha, o bico passa do vermelho ao negro na ponta, e as patas são avermelhadas.
Seus lugares preferidos são planícies como campos, praias, várzeas, essa ave se adapta bem a centros urbanos, pois é encontrada a beira de ruas gramadas, jardins e principalmente em campos de futebol.




Reprodução
Fazem ninhos pouco elaborados com gravetos em buracos no chão onde põem de 3 a 4 ovos que são defendidos com violência pelos pais através de voos rasantes e gritos. São muitos os predadores, desde o homem, aves de rapina, mamíferos e répteis.




Nenhum comentário:

Postar um comentário