quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Dia Nacional das Aves


Dia Nacional das Aves

Na correria do dia-a-dia muitas vezes não notamos que estamos rodeados de aves, como são de tamanho pequeno, muitas vezes nem são notadas, mas mesmo na cidade, onde há algum tipo de vegetação como parques, pomares ou árvores nas calçadas, sempre há uma ave. As aves adaptadas aos centros urbanos já se acostumaram com a presença humana, como o pardal, tico-tico, joão-de-barro, sabiá-laranjeira, bem-te-vi, pica-pau-do-campo, canário e outras… Mas há aves que preferem a obscuridade das matas, não se apresentando em locais urbanos como os arapaçus, pica-paus do gênero picumus,saracuras, nhambus etc.
Elas dispersam sementes e polem, ajudando na proliferação das matas e também no controle das populações de ratos, mosquitos etc.. Elas são apreciadas pela beleza, pelos cantos e paz que evocam quando voam em liberdade ou simplesmente por existirem.

As aves surgiram no período Cretáceo entre 145 milhões e 66 milhões de atrás, muito, muito tempo antes do homem ter aparecido nesse planeta, quando penso nisso reforço meu respeito para com elas, pois carregam nos seus genes uma história de evolução inteligente, com adaptações a diversos meios, para a sua sobrevivência até chegarem a perfeição que vemos hoje. Esses seres tão inteligentes conseguem se aquecer no mais rigoroso frio de inverno, pois são capazes de gerar calor internamente, isto é são endotérmicas.


Pato-real (Anas platyrhynchos), de zona temperada,  machos e fêmea, no lago gelado (Irlanda) 

Foram preciso muitas adaptações para a evolução desses seres capacitando-os ao voo, como as penas, os ossos ocos, chamados pneumáticos, a ausência de dentes, de bexiga e a postura de ovos, evitando que os filhotes cresçam dentro do corpo, o que acarretaria em peso, dificultando o voo.

As aves estão presentes em todos os biomas do mundo, variando de tamanho e de características especiais conforme o meio em que vivem, mas todas possuem penas. São animais inteligentes, principalmente os corvos e papagaios.

Jacuaçu (Penelope obscura) 68 cm

 Pula-pula (Basileuterus culicivorus) ave de 12 cm encontrada dentro da mata



 Pomba-de-bando ( Zenaida auriculata) 25 cm de comprimento



 Rolinha-roxa (Columbina talpacoti ) 17 cm 
 

                          Tico-tico-da-taquara (Poospiza cabanisi ) 15 cm


                            Canários (Sicalis flaveola) 13 cm




                             Sabiá-coleira – (Turdus albicollis ) 20 cm

O Brasil possui  1902 espécies de aves, mas infelizmente muitas estão desaparecendo, as aves dependem das árvores, das matas e cada vez mais aumenta o desmatamento, a caça e o comércio ilegal.

Para atrair aves não há necessidade tê-las em gaiolas, pomares com árvores frutíferas atraem pássaros de muitas espécies, não esquecendo das flores, que atraem beija-flores, cambacicas e mariquitas. Comedouro de aves com milho moído é outro recurso para ter  a companhia desses seres maravilhosos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário