domingo, 28 de junho de 2015

Martim-pescador-verde

Também chamado de martim-gravata no Rio Grande do Sul
Nome científico: chloroceryle amazona
Família: Alcedinidae

                                                             Bico forte e comprido


Plumagem: Aves de cabeça grande e bico comprido. Pate superior é esverdeada com reflexos azuis, colar branco abaixo do bico com o peito castanho. A fêmea possui peito com duas faixas, uma escura e outra branca.
Comprimento: em torno de 29 cm.
Ocorrência: Aves encontradas perto de açudes, lagos ou banhados, de onde buscam seu alimento aquático como peixes e anfíbios.

Alimentação: Pousam em poleiros próximo à água e mergulham para pegar  peixe ou rã. São encontrados solitários.

Reprodução: O ninho são galerias feitas em barrancos ou rochas, onde são incubados de 2 a 4 ovos em revezamento pelo casal.


Educação Ambiental: Instituto Martim-pescador
Infelizmente o habitat natural desta espécie está sofrendo com aterros e poluição.Salientamos a iniciativa de educação ambiental em São Leopoldo tendo como símbolo o Martim-pescador.

 "A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não formal” (Lei. Nº 9795,1999).

Em São Leopoldo há um projeto de educação ambiental em que o martim-pescador é a ave símbolo, devido a sua frequente presença no ecossistema da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos e Lago do Guaíba. O instituto tem uma metodologia inovadora, utilizando-se de um barco, o Barco Martim Pescador, que desce o Rio dos Sinos (São Leopoldo) até Porto Alegre. Biólogos orientam a tripulação relacionando aspectos ambientais com a história da colonização alemão.


http://martimpescador.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário