quarta-feira, 13 de junho de 2018

Jacuguaçu

Nome comum: Jacuguaçu, jacu
Nome científico: Penelope obscura
Família: Cracidae
 
Essas galináceas conhecidas com o nome de jacu, sofrem com a caça predatória e com o desmatamento, causando a diminuição de suas populações, em algumas regiões está ameaçada de extinção. São aves  ariscas. Se deslocam a longas distâncias pela copa das árvores. Alimentam-se de sementes, insetos e frutas, não só as nativas, mas das plantas exóticas também, como a uva-do-japão. São dispersoras de sementes, pois  eliminam as sementes das frutas pelas fezes colaboram para a  multiplicação da floresta.











A uva-do-japão (Hovenia dulcis) é uma árvore da China, suas folhas caem no outono, ficando apenas os frutos, em forma de dedinhos retorcidos marrons, muito doces. As sementes germinam facilmente, onde tem uma árvore dessa espécie, logo prolifera-se grandemente,  invadindo as matas, por isso é considerada invasora fora de seu habitat. Seu crescimento rápido sufoca as nativas.  Os animais silvestres comem suas frutinhas e defecam as sementes que germinam. 
Na medicina chinesa é considerada medicinal. Tem um composto chamado dihidromiricetina, que  ajuda na desobstrução das artérias regulando as taxas de colesterol do sanguee outra substância dos frutos, a  quercetina, age contra inflamação e tem poder antiviral.

 Fotos dia 11 de junho ao meio-dia, dia frio de outono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário