sábado, 14 de abril de 2018

Urubu-de-cabeça-preta


Urubu-de-cabeça-preta – Coragyps atratus

Família: Cathartidae
 Urubu na chuva à beira da estrada, próximo à Flores da Cunha

Uma das aves que o senso comum mais repudia é o urubu, talvez pela sua cor preta, seu tamanho e pelo hábito de comer carniça,(narcófago). Essas aves tem hábitos diurnos, fazem um trabalho de limpeza muito importante, principalmente para o equilíbrio ecológico com sua ação de devorar animais mortos, evitando a proliferação de doenças, mas também alimentam-se de ratos, cobras, frutos e pequenos animais. O urubu digere até ossos, pois seu sistema digestivo possui um ácido estomacal especial que facilita a digestão. Seu bico é forte para rasgar a carne de animais mortos, porém suas garras não são propícias à caça como a das águias e falcões, seus pés são chatos, não facilitam o andar, e não são fortes o suficiente para agarrar a presa. 



Possuem um olfato e visão apuradíssimos, planam nas correntes de ar quente sem fazer esforço, mas de olho na caça que pode ser vista a muitos metros de altura.
Plumagem: Possuem cabeça e pescoço sem penas, o que os beneficiam, pois se tivessem plumagem nessa região poderiam se contaminar com as bactérias do alimento putrefado.
O urubu não canta, pois não tem a siringe, mas emitem grunidos, por isso se diz que os urubus não cantam, mas crocitam.
Adaptados a centros urbanos são encontrados em lixões, no alto dos prédios, empoleirados em postes, cercas e planando no céu. Eles podem viver até 12 anos.
Reprodução: No início da primavera, dois ovos são incubados entre 32 a 39 dias, seus ninhos são feitos rente ao solo em lugares escondidos. Os filhotes são brancos, em torno de 3 meses sua plumagem escurece.
Considerada ave residente, podem ser encontrados principalmente no sul e sudeste da Ámerica do Norte, América Central e América do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário