segunda-feira, 16 de abril de 2018

Pavão


Uma das aves mais lindas criada em cativeiro para deleite de admiradores de aves. O pavão é uma das aves que mais se cria em cativeiro, devido a exuberância de sua plumagem. Sua cauda quando aberta em forma de leque apresenta ocelos brilhantes, dando grande beleza às plumas.
São várias espécies, um dos mais belos é o pavão indiano Pavo cristatus, o pavão-azul. Encontrada no subcontinente indiano. Mas existem uma grande variedade criada por seleção artificial com plumagem de diversas cores.


O pavão pertence a família dos faisões, Phasianidae e a ordem dos Galliformes.

Alimentação: insetos e invertebrados, sementes e frutas.
Reprodução: Aos 3 anos atingem a maturidade sexual e desenvolvem  a formosa cauda nos machos. As penas caem sozinhas no início de cada ano e voltam a nascer novamente estando perfeitas na época do acasalamento. Os pavões tem um ritual de corte e acasalamento, com movimentos e gritos, abrindo em forma de leque sua cauda colorida que pode chegar a ter dois metros de comprimento. A fêmea com plumagem mais discreta pode colocar de 4 a 8 ovos chocados em 28 dias.
Plumagem: A cauda do pavão abre-se em forma de leque exibindo coloridos ocelos, seu pescoço é de um azul brilhante.
As fêmeas são menores e tem plumagem mais discreta,  não possuem a cauda longa.

Essa ave é encontrada em bosque na  Índia e no Sri Lanka e no Paquistão, mas foi exportada para o mundo todo. Há referências muito antiga dessas aves, até mesmo na bíblia. É considerada uma ave sagrada no oriente.

 Em cativeiro podem viver até 30 anos.




 Exuberância de ocelos nas penas da cauda
Local:Restaurante El Paradiso em Morro Reuter

www.restauranteelparadiso.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário