sábado, 5 de janeiro de 2019

Mãe da Lua

 Urutau
 Mãe-da-Lua
Nome Científico:  Nyctibius griseus
Família Nyctibiidae


Há muito tempo ouvi falar dessa ave noturna com fama de fantasmagórica, porém nunca a tinha ouvido ou a visto.
No dia 29 de dezembro de 2018, antes das 6 horas da manhã um canto lamentoso se fez ouvir na mata,  nos acordando na madrugada ainda escura e ficamos atentos. Lembrei de um amigo nosso que presenciou essa ave nidificando numa árvore próxima a sua casa, na época nos mandou fotos, pesquisamos seu canto no youtube  e achamos sua vocalização muito especial, a semelhança de som de flauta. Agora estávamos presenciando também um momento mágico, de estar próximo de uma ave pré-histórica. Abri a janela e ainda ouvi o canto triste no escuro da mata, fiquei algum tempo olhando e observei a silhueta de uma ave grande levantando voo, era o urutau indo embora.

 Lápis aquarela a partir da foto de José Branco, Capão Alto- SC
 
Procurando informações sobre ele, descobrimos que é da época do período quaternário da era Cenozoica, chamado Pleistoceno,  compreendida entre 2.588 milhões e 11,7 mil anos atrás. Há muitas lendas envolvendo esse pássaro. Dizem que canta para a lua, observando a lua no dia 29 de dezembro antes da 6 da manhã, estava saindo da lua cheia e entrando na minguante.
  Segundo Wiki aves essa ave mede entre 33 a 38 cm. Possui fendas na pálpebra superior que permite que observe os arredores mesmo de olhos fechados. A íris é amarela muito chamativa. Alimenta-se de insetos, principalmente mariposas à noite. Possui uma boca grande que lembra a boca de um sapo, realmente é muito esquisito e diferente das aves conhecidas.
É impressionante como essa ave se camufla e nidifica, apenas um ovo é posto numa cavidade improvisada em troncos de árvores que muito se assemelham ao seu corpo, que fica imóvel sobre o tronco, tornando-se assim invisível aos olhos comuns. O ovo é incubado por cerca de 33 dias e o filhote  necessita de 7 semanas de dependência da mãe.

É encontrado em todo o Brasil nas bordas da mata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário