domingo, 1 de abril de 2018

rolinha-picuí

Rolinha- Picuí - Columbina picui
 
Um dos lugares onde mais fotografo aves é no pomar do meu sogro, nos arredores da cidade de Caxias do Sul, no Bairro Tijuca. Há muita fartura de frutas como laranjas, figos, araças,pitanga, amora, goiaba, caqui, uvas, bergamotas, abacates, sem contar os pinhões das diversas araucárias que existem nesse grande pomar. Mas não bastasse a fartura de frutas meu sogro tem comedouros de aves onde uma infinidade de aves alimentam-se de quirera de milho, principalmente as rolinhas-picuí.

Uma infinidade mesmo, diz que são 25 quilos semanais de milho partido. Ele conta que se criou comendo e caçando passarinho, no começo era necessidade mesmo, quando ficou adulto caçava por diversão, mas de uns 20 anos pra cá ele luta pela preservação das aves ,  alimenta as aves que vivem soltas e livres no seu pomar. Tico-ticos, sabiás, rolinha roxa, rolinha picuí, canários, sanhaço cinzento, bem-te-vi, joão-de-barro, saíra-preciosa, chopim, pardal, pomba-de-bando e muitos bico-de-lacres divertem-se nos galhos do bambuzal no centro do pomar e nas árvores frutíferas.Outros que aproveitam a fartura das árvores e flores são os beija-flores, cambacicas,  picapauzinho-verde-carijó, suiriri e de vez em quando alguns jacus.
Hoje, foi um dia especial, pois  as rolinhas-picuís se amontoaram nos galhos de uma araucária para escaparem da chuva fina. Essa rolinha é pequena, tem 15  cm, de cor clara  e tem listra escura na asa, sua íris é roxa com um listra escura até o bico. Seus pés são rosados.
Elas alimentam-se de grãos e são agressivas em relação a outras aves que vem alimentar-se no comedouro de aves, erguendo uma das asas em atitude protetora.



 Uma rolinha-roxa no meio das picuís













Nenhum comentário:

Postar um comentário