Família: Ardeidae
Passeando pelas colonias do interior de Ana Rech no final da tarde, observei algo que parecia uma sacola de plástico pendurada numa árvore, voltei e a sacola plástica na verdade era a plumagem branca de uma ave grande muito rara de ser ver por aqui. Lembrei que já tinha avistado essa espécie neste mesmo lugar. Uma propriedade com vários açudes na beira da estrada, intercalada com mata e áreas abertas.
Essa águia cinzenta, chamada savacu ou socó-dorminhoco tem hábitos noturnos, por isso é avistada à tardinha. Em épocas de aumento da zona urbana é um hábito que protege contra os predadores humanos! Mas o seu maior predador é o urubu, que ataca os ninhos.
Socó pousado num tronco de eucalipto próximo a um açude
Observe as penas compridas a partir da nuca
Garça de 60 cm, com asas na cor cinza, dorso e cabeça negros, os olhos são vermelhos, possui duas penas compridas brancas na nuca, que consegui registrar quando a ave deixou a cabeça de lado, suas patas com dedos compridos, são amareladas.
O socó-dorminhoco é encontrado na borda de lagos e rios, por isso a maior parte de sua alimentação provém das águas, peixes, anfíbios, pequenos répteis e crustáceos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário