Fêmea empoleirada de tocaia sobre um açude
Macho com seu bico enorme e peito ferrugíneo acompanhando a fêmea na pescaria
- Martim-pescador-verde
Informações a partir do folder "Conhecendo Parte da Riqueza dos Sinos" - São Leopoldo - RS elaborado pela bióloga caxiense Luciane Baretta, do Instituto Martim-pescador.
Essa ave encontra-se no topo das cadeias alimentares, por isso é um indicador de qualidade do ambiente. Vivem em lagos, banhados e rios. São aves ariscas que sofrem com a influência humana e perda de seu habitat natural.
A família Alcedinidae é composta de 87 espécies de aves, 3 dessas espécies são encontradas no RS.
- Martim-pescador-grande
Ceryle torquata
42 cm
Ave grande com bico enorme. A plumagem superior é azulada com o ventre ferrugíneo, porém a fêmea possui uma faixa escura e outra branca no peito. No pescoço é visível a faixa branca.
- Martim-pescador-verde
Chloroceryle amazona
29 cm
A plumagem é verde-metálica na parte superior, a partir da base do bico apresenta um colar branco. O macho possui peito ferrugem e a fêmea possui o peito manchado de verde.
-Martim-pescador-pequeno
Chloroceryle americana
Ave bem menor, o macho possui peito ferrugem e a fêmea tem tons amarelados com manchas verdes.
Alimentação:
O peixe é o principal alimento desta ave, por isso sofrem com a poluição dos rios. Utilizam-se de troncos secos para pouso, ou tocaia para pesca. Além de peixes alimenta-se de anfíbios, insetos e crustáceos.
Os filhotes, em torno de 6, são incubados por 22 dias. Eles formam um círculo de costas, com as cabeças para fora e vão girando a medida que recebem o alimento. Eles expelem resíduos que não conseguem assimilar, como espinhas de peixe, através de regurgitações.
Reprodução:
Entre agosto e novembro a fêmea constroi ninhos em barrancos à margem de rios, com mais de 1 metro de profundidade. Os machos são escolhidos pela fêmea, que os observa quanto a vivacidade das cores e habilidade em pescar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário