quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Primavera Exuberante

Esta primavera se mostrou exuberante já no dia 21 de setembro, dia da árvore, apesar da chuva, a mata já se mostrava em festa, com flores por toda a parte. O jardim de íris-caminhante de manhã cedo já avisava, com os botões brancos reluzentes, que abriria uma infinidade de flores nesse dia, flores efêmeras que duram somente um dia.

íris-da-praia, ou íris-caminhante (Neomarica candida)

Flores abertas, para serem apreciadas apenas por um dia!




 
 Os cravos cor-de-rosas, mais duradouros, exalavam aquele perfume doce e tão característico bem como as íris-japonesas.





E nesse cenário campestre os pássaros ganham vida de manhã cedo, com seus cantos em toda parte.

O sabiá-poca (Turdus amaurochalinus) já trocou a cor cinza de seu bico pelo amarelo indicando que o período reprodutivo já começou, traz o brilho no bico para atrair a fêmea!




Um  bando de saracuras-do-mato ( Aramides saracura) faz grande alarde pela mata, cantando alto. A cada ano elas ficam menos ariscas e se aproximam mais.



Saracuras: Pernas compridas vermelhas e íris também vermelha

quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Cambacica

Cambacica
Nome científico: Coereba flaveola
Família: Thraupidae

Essa pequena ave, de 10 centímetros,  disputa com os beija-flores o pólen das flores, ou os comedouros para beija-flores. Seu bico é comprido, o dorso é marrom com o ventre amarelo. Pescoço cinza

Mede aproximadamente 10,8 centímetros e pesa cerca de 10 gramas. Tem o dorso marrom, o peito e o abdome amarelos, a garganta é branca, a cabeça cinza apresenta uma faixa branca sobre o olho.

A cambacica suga néctar do cravo-do-mato, uma planta epífita da família Bromeliaceae, uma bromélia pequena muito comum nas nossas matas
 com folhas verdes pontudas e flores parecendo espigas cor de rosa com pequenas flores azuis nas pontas.

quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Tucano-do-bico-verde

Nome científico: Ramphastos dicolorus
 
Os tucanos me encantam sempre, por volta dos anos 2000 apareceram aqui na nossa região, grandes e coloridos. Seu bico esverdeado avantajado e comprido chama a atenção.
Há alguns anos atrás apareciam em bandos, era comum vê-los. No bairro São Cristóvão, onde tem nossa escola soube que alguns foram abatidos por puro vandalismo para obter o bico, que segundo me contaram dava sorte! Fiquei perplexa com tanta ignorância, não descobri a origem de tamanho absurdo.
 Ontem a tarde por puro acaso percebi a presença de um casal, consegui fotografá-los, saudáveis e bonitos, 

 Que colorido é esse?




 Eles se alimentam de frutas, de insetos e também de ovos de passarinho. Seus pés possuem dois dedos para a frente e dois para trás (zigodáctilos). Fêmea e macho são semelhantes.

Com o bico medem em torno de 48 cm. Sua plumagem é preta no dorso com papo amarelo. Seu olho verde . A fêmea incuba de 2 a 4 ovos por 18 dias.