domingo, 25 de setembro de 2016

Beija-flor-de-topete-verde

 Beija-flor-de-topete-verde
Stephanoxis lalandi

Esse beija-flor  é a fêmea do beija-flor-de-topete verde, pois o macho já foi avistado no local. Mede em torno de 8 cm. O ventre é claro, a coroa e o dorso são verde reluzente, com ponta das asas escuras.



Andorinha-serradora

Andorinha-serradora
Stelgidopteryx ruficollis

Encontrada em áreas abertas próximos a água.
Sua plumagem é pardo-escura no dorso e alto da cabeça. Rabadilha e peito são mais claros. Garganta em tons alaranjados. Tamanho médio de 14 centímetros. Cauda  retangular. Alimentam-se de insetos, cupins, moscas e formigas.

 Nidificam em buracos em barrancos ou em construções humanas, por baixo de telhas e forros.



quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Cardeal

Cardeal
Nome Científico: Paroaria coronata
Família: Thraupidae

Os cardeais são aves de grande beleza. Apesar de já ter publicado sobre eles, não podia deixar de postar essas últimas fotos, tiradas no dia 16 de agosto, numa tarde ensolarada em Vila Seca. 









http://explorandoaves.blogspot.com.br/2016/07/cardeal.html

Tico-tico-rei

Nome Científico: Lanio cucullatus
Família: Thraupidae

Essa pequena ave possui a plumagem avermelhada escura no ventre, o dorso tem tons mais escuros de marrom. As asas também são mais escuras. O macho possui um topete vermelho que fica escondido no topo da cabeça. Uma característica de fácil identificação é o círculo branco ao redor do olho.

A partir deste ano essa espécie começou a frequentar o comedouro, compartilhando frutas e sementes, principalmente de milho picado com outras aves mais frequentes como as rolas, tico-tico, tecelão e canários. Mas alimenta-se também de insetos e brotos.

Essa espécie tem mais de uma ninhada por temporada, de 3 a 5 ovos são incubados por 13 dias. Os ninhos são construídos próximos ao solo, em forma de tigela bem escondidos entre os arbustos. Macho e fêmea alimentam os filhotes.