terça-feira, 26 de maio de 2015

Tiê-preto

Tiê-preto
Nome Científico: Tachyphonus coronatus
Família: Thraupidae








A plumagem é azul escura brilhante, conforme a iluminação pode parecer escura. Aparece em grupos de 3 ou 4 indivíduos, acompanhados de uma fêmea, em tons marrom. Bate as asas rapidinho aparecendo o branco embaixo das asas. Tem uma crista vermelha que fica escondida a maior parte do tempo.
Comprimento: Mede em torno de 18 cm.
Alimentação: Alimenta-se de sementes, frutos,  e insetos. Frequenta comedouros com quirera de milho e migalhas de pão. 
Reprodução:  Confecciona o ninho com ramos e folhas onde são postos de 2 a 3 ovos. 


Fêmea com cauda visivelmente mais avermelhada


 Crista vermelha bem visível
Casal alimentado-se no chão da mata






sexta-feira, 22 de maio de 2015

Sanhaço-papa-laranja

Avistamento: Bairro Tijuca - Caxias do Sul
Sanhaço-amarelo, ou Sanhaço-papa-laranja, pássaro de grande beleza pelo contraste entre o amarelo do peito e azul da cabeças e asas. 
Mês de maio, friozinho com sol e vários sanhaços voam dando voltas em um bambuzal no pomar do Sr. Baretta no bairro Tijuca em Caxias do Sul.

Nome científico: Pipraeidea bonariensis
Família : Thraupidae 
Comprimento: 18 cm


Alimentação: Consome frutas, pode-se observá-lo alimentando-se de frutas no pé.

Reprodução: Seu ninho lembra uma taça. Podem ter mais de uma ninhada em cada temporada, os filhotes, 2 a 3, nascem em 13 dias  de postura.

Plumagem: Macho possui a cabeça azul com uma máscara negra na altura dos olhos. O peito e uropígio são alaranjados , as asas são azuis com negro. A fêmea tem cores mais discretas, em tons esverdeados.

Ocorrência: Vivem em pequenos bandos, ou pares. Preferem matas abertas ou áreas de cultivo, mas adaptam-se em ambientes urbanos, como jardins, praças e  parques.








quarta-feira, 13 de maio de 2015

Sanhaço-cinzento

Sanhaço-cinzento

Nome científico: Thraupis sayaca 

Família Thraupidae


Comprimento: 18 cm

Reprodução: O casal constrói um pequeno ninho com musgos e filamentos em locais protegidos como forquilha formada por galhos. As fêmeas põe de 2 a 3 ovos que são incubados por 12 a 14 dias.

Ave do gênero Tangará, muito comum, adaptado a ambientes urbanos. Em pomares costuma fazer acrobacias para alimentar-se de frutas.  Encontrado em áreas de eucaliptos e matas abertas. Sua cor é de m cinza puxando pelo azul. Suas cores são mais cinzentas nos juvenis.Alimenta-se principalmente de frutos, por isso é classificada como frugívoro.


Este sanhaço foi encontrado nas proximidades de Ana Rech, comendo caqui de um pomar.