Passeriforme Família:Thraupidae Aves granívoras, alimentam-se de sementes e pequenos frutos.
As fêmeas e os jovens tem cores mais cinzentas, com garganta branca e barriga mais clara. Estrias escuras nas laterais. Os machos adultos são amarelados.
Ele pertence a família Icteridae e é conhecido em
inglês como Golden-winged Cacique. Também sendo
conhecido pelos nomes de soldado, melro, nhapim, pega, soldadinho,
sargentinho, sargento e japim-soldado.
Essa ave negra tem o bico claro, possui marca amarela sobre a asa e na região supracaudal. Tem um canto muito
sugestivo quando canta contorcendo todo o corpo para a frente, também
tem o dom de imitar outros pássaros. Seu nome mais popular é Tecelão,
nome devido a sua habilidade de tecer seu ninho.
Espécie do Brasil meridional desde o RS
até o Paraguai e Goias
Pássaro negro com uma faixa amarela nas asas, de grande contraste. Mede em torno de 17 cm. Outros nomes: Soldado, Japim-Soldado, Melro, Pega e Tecelão.
.
08/05/12 - 7:30h
Depois de muito tempo fazendo esse canto esse pássaro voou até a janela, a sua frente. Provavelmente estava fazendo corte ao seu reflexo no vidro!
As Aves do estado de São Paulo - Hermann Friedrich Albrecht von Ihering
Ave das Araucárias
Com o desmatamento acelerado nas redondezas,as curucacas estão se aproximando.
Estas fotos são da frente de nossa casa.
Curucaca
Nome científico: Theristicus caudatus Aves grandes, presentes em todo o Brasil, altura em torno de 70 cm, pernas alaranjadas e bico alongado e curvo. vive em campos e na matas ciliares. No sul a curucaca faz seu ninho nas araucárias. Seu canto é inconfundível, agudo. Mas elas estão onde tem equilíbrio ecológico, por isso estão desaparecendo em várias partes do Brasil.
Desde 2003 fotografo aves residentes e visitantes de nossa comunidade, inserida na região serrana de Caxias do Sul, em Santa Bárbara de Bairro Ana Rech. É uma área da mata atlântica considerada corredor ecológico de Mata Atlântica! Meu interesse pelas aves iniciou pelo interesse de pintá-las em telas. Para isso precisei conhecê-las e estudá-las, me apaixonei por elas e principalmente pelas que me acompanhavam no entorno de minha casa. Infelizmente essa região cresceu muito, chegou o asfalto e virou zona urbana! Mas ainda moramos num refúgio com a mata do nosso entorno ainda preservada, recebendo muitos animais e aves dos desmatamentos vizinhos!