sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Arara-vermelha

Sua cauda longa a identifica  nos ares. Aos bandos, com algazarra estridente sobrevoa as matas. De manhã ou a tardinha, sua algazarra ecoa nas clareiras da floresta. Prefere os troncos secos para fazer seu ninho. Seu bico forte e encurvado é perfeito para comer sementes e frutos. Escolhe um único companheiro para procriar a vida inteira. A arara-azul e a canindé estão em extinção.


Desenho em madeira de Karina Henestrosa (Ponte do Padrinho Nel- Mapiá - Amazonas)

Papagaio

Papagaio Verdadeiro

Amazona aestiva
em torno de 85 cm
peso 400 g

Originário da floresta amazônica, tem a maioria de suas penas verdes com coloração amarelada ou azul. Como as araras, gosta de fazer seu ninho nos troncos velhos. Atinge idade avançada, podendo chegar em torno dos 80 anos.
Papagaio domesticado família ribeirinha no Igarapé Mapiá

Tem a capacidade de imitar palavras. É muito procurado no comércio ilegal. No Amazonas é comum as famílias ribeirinhas terem um de estimação, que fica solto ao redor da casa.
O papagaio escolhe um único parceiro  para reproduzir. No cativeiro pode acontecer do macho não aceitar a fêmea e não acontecer a reprodução. O homem é um dos maiores predadores.

Papagaio domesticado, casa da Md.Rita no Céu do Mapiá - AM

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Bico de Brasa



Nome Científico: Monasa nigrifrons
Família: Bucconidae

Local de observação: Igarapé Mapiá - Amazonas- janeiro

Desenho em madeira da artista Karina  Henestrosa  

Esse pássaro chama a atenção pelo contraste entre seu bico cor de fogo e seu corpo escuro. Aparece aos bandos fazendo algazarra e não se incomoda com as pessoas ao redor, mas é observador, fazendo movimentos com o rabo. Os bandos estavam sempre próximos ao Igarapé.


foto de um exemplar que não se incomodou com a aproximação

Para ouvir seu canto: